O Que Um Corretor de Imóvel Faz?
Se observarmos o mercado imobiliário de uma maneira simplificada, veremos, de um lado, um grupo formado pelos proprietários de imóveis que têm a intenção de vendê-los e do outro o grupo dos compradores. Entre ambos, estão os imóveis que são negociados.
De fato, vendedores e compradores são os protagonistas que qualquer transação imobiliária. Então, qual é a real utilidade de um corretor de imóveis e o que ele pode fazer para lhe ajudar? Confira as respostas nesse post.
O corretor de imóveis promove a aproximação das partes
A venda de qualquer bem exige uma dedicação especial, que é necessária não só para ofertar aquele bem ao mercado, como também para apresentá-lo adequadamente aos interessados. Quando tratamos de algo que inclui inúmeros detalhes e com valor tão elevado quanto representa um imóvel, essa dedicação precisa ser ainda maior.
Pelo lado do vendedor, o corretor cumpre a função de ofertar o imóvel ao mercado da forma mais apropriada, defendendo os interesses do proprietário. No interesse do comprador, ele tem a capacidade de selecionar e de apresentar os imóveis que mais se alinham com o perfil de quem procura pelo lar. Ou seja, ele é um mediador de interesses.
Faz a avaliação correta
O valor de um imóvel inclui fatores bastante objetivos, que uma rápida consulta pela internet é capaz de resolver. Um deles, por exemplo, é o Custo Unitário Básico (CUB), medido pelo Sinduscon, que permite que as referências de valor sejam encontradas.
Contudo, existem outras variáveis não tão objetivas que também precisam ser consideradas na avaliação. Por exemplo, a oferta e a procura em determinada região, a situação favorável ou desfavorável da economia para aquele determinado tipo de imóvel, a posição do imóvel com relação ao sol, a qualidade das vagas de garagem, o acabamento da cozinha, entre tantas mais.